Comércio de Caruaru vai funcionar aos domingos durante o período de fim de ano

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que o comércio do centro da cidade vai funcionar aos domingos durante o período de fim de ano. A medida é uma forma de fomentar ainda mais a economia do município e seguir o calendário de realização da Feira da Sulanca de Caruaru, que também funcionará aos domingos até o final deste ano, além do dia habitual, que é a segunda-feira.

Os lojistas ainda poderão abrir nos domingos do mês de dezembro, que são eles: dias 3, 10, 17 e o dia 24, véspera de Natal, uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes da cidade.

Para que seus funcionários pratiquem jornada de trabalho no dia 26, os lojistas tiveram que fazer a solicitação ao Sindloja e ao Sindecc até esta segunda-feira (20). Já para o dia 3 de dezembro, a solicitação deverá ser feita até o dia 27 de novembro, assim como nos domingos subsequentes, com a solicitação feita até a segunda antes do domingo trabalhado. É importante ressaltar que o funcionário não poderá trabalhar dois domingos consecutivos.

O Sindloja Caruaru reforça que os lojistas interessados em abrir seus estabelecimentos aos domingos terão que enviar comunicado contendo a relação dos empregados que irão trabalhar, acompanhando as datas das respectivas folgas, sempre antecedendo ao domingo a ser trabalhado. O lojista deverá deixar claro caso conte com trabalhador diarista.

Os funcionários que trabalharem aos domingos terão ajuda de custo no valor mínimo de R$ 43,50; garantia de intervalo de duas horas para refeição e descanso ou de uma hora com a concessão de almoço pelo empregador; e vale-transporte ou o equivalente em dinheiro, quando necessário para o empregado.