Dúvidas do dia a dia - por Menelau Júnior

 

Então a coluna de hoje é apenas sobre curiosidades do dia a dia. A primeira é sobre o termo "friorento". Tenho ouvido muito nesses dias frios. A dúvida seria entre as formas FRIORENTA e FRIENTA. Olha, a palavra provavelmente veio do latim "frigorentus" e, por isso mesmo, deve ser FRIORENTO(A). A forma "friento" é registrada nos dicionários como uma variante popular. Portanto, se você quer dizer que alguém tem muita sensibilidade ao frio, melhor dizer que essa pessoa é FRIORENTA. Você é?

E os turistas que vêm à cidade no mês de junho? "Pegam", "tomam" ou "apanham" ônibus? O verbo TOMAR tem o sentido de "entrar em veículo e nele seguir viagem". Entretanto, bons autores já fizeram uso da expressão PEGAR UM ÔNIBUS, o que acaba tornando-a válida também. Isso porque PEGAR significa também "subir ou instalar-se em (uma viatura qualquer), para nela viajar". E o verbo APANHAR? Ele também pode significar "tomar, pegar (um veículo)". Portanto, vá do jeito que quiser. Não há mal nenhum em qualquer uma das formas.

Para terminar, quem não conhece a expressão "correr atrás do prejuízo", tão comum em narrações de futebol? Sempre aparece quando uma das equipes está perdendo e luta para empatar ou mesmo virar o jogo. O problema está justamente aí: se alguém corre atrás do empate ou da vitória, como chamar a isso "prejuízo"? Uma equipe que está perdendo CORRE ATRÁS DO EMPATE, CORRE ATRÁS DA VITÓRIA, mas jamais "ATRÁS DO PREJUÍZO". Evite esse "prejuízo linguístico", certo?