Nossa Língua: Menelau Júnior

O professor Menelau Júnior é formado em Letras e possui especialização em Língua Portuguesa. É também escritor, apresentador de TV e dá dicas de português também em uma emissora de rádio e de tv de Caruaru. Leciona desde 1991 e é colunista do jornal Vanguarda e da TV Criativa.

Palavrinhas das férias

Muita gente passando as férias no litoral. E aí, já sabe: não podem faltar Sol, mar e "ÓCULOS ESCURO"?

Atenção: tão IMPORTANTES quanto o protetor solar SÃO OS ÓCULOS ESCUROS. Como você vê, a palavra "óculos" (que é o plural de "óculo") é sempre usada no plural. Por isso, exige que a concordância de verbos, artigos, pronomes e adjetivos seja feita no plural. Veja alguns exemplos:

MEUS ÓCULOS ESCUROS FICARAM NA PRAIA.

ONDE ESTÃO OS ÓCULOS?

CADÊ MEUS ÓCULOS ESCUROS?

Além dos olhos, é preciso ter cuidado também com a pele. Protetor solar durante o dia e, depois de um banho gelado, a opção de muita gente é usar cremes "ANTI-IDADE". Ou seria "ANTIIDADE"?

Para quem usa esses produtos que prometem minimizar os sinais dos tempos, a palavra correta é "anti-idade", com hífen.

Quando colocamos um prefixo que termina com a mesma letra com a qual se inicia a palavra, devemos usar hífen. Assim, escreva: anti-idade, anti-inflamatório e micro-ondas.

Quando colocamos um prefixo que termina com uma letra diferente daquela com a qual se inicia a palavra, NÃO devemos usar hífen. Assim, escreva: anticaspa, autoajuda e autoescola.

Boas férias!